top of page
Hide and Seek

Bilinguismo

O MUNDO E AS LÍNGUAS

O mundo muda cada vez mais rápido, em todos os sentidos. A sociedade contemporânea está cada vez mais exigente. As possibilidades de comunicação permitem interações sociais que atuam em âmbito global, facilitando o contato entre diferente povos e culturas.  Fatores esses, intensificados pelos avanços da tecnologia, impulsionando transformações no globo terrestre, nos países, nas comunidades e nos indivíduos. Para que a comunicação e interação entre pessoas localizadas em diferentes partes do mundo seja possível, é preciso que a distância linguística entre diferentes culturas diminua. Com o passar dos anos, muitas pessoas começaram a aprender línguas para expandir seu conhecimento de mundo.

 

Alguns anos atrás, possuir competência comunicativa em uma língua estrangeira era um diferencial no currículo, mas isso mudou. Segundo Hymes (1972, p. 282) competência comunicativa (CC) é definida como, “as capacidades de uma pessoa que dependem tanto de conhecimento quanto de uso” e afirma que o falante deve não só dominar estruturas linguísticas, mas saber como a língua é usada por membros de uma comunidade se ele quiser ser comunicativamente competente. Para Canale (1983, p. 5), “CC refere-se tanto ao conhecimento quanto à habilidade em usar esse conhecimento na interação em comunicação real”. Hoje em dia, apresentar competência comunicativa em inglês passou a ser parte das habilidades básicas para conseguir se posicionar competitivamente no mundo do trabalho.

​

Consequentemente, pais preocupados com o futuro dos seus filhos procuram escolas internacionais ou bilíngues, escolas de línguas ou centros binacionais, para que o idioma não seja uma barreira na vida profissional dos futuros cidadãos do século XXI.

Clique nos botões abaixo e descubra mais detalhes sobre o desenvolvimento infantil.

bottom of page